Com Jesus, percorramos juntos a aventura do Espírito

Esta é a Estreia 2016, tema proposto pelo Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, para nortear as ações da Família Salesiana durante o ano.

Todos os anos, desde os tempos de Dom Bosco, o Reitor-mor dos salesianos lança, no final do ano, a Estreia: um lema para ser seguido pela Família Salesiana durante o ano seguinte, em todas as partes do mundo, permeando as ações pastorais, reflexões, celebrações e atividades. Para 2016, a mensagem anunciada pelo padre Ángel Fernández Artime é: “Com Jesus, percorramos juntos a aventura do Espírito”.

Ao apresentar as linhas gerais da Estreia 2016, o Reitor-mor ressalta que a vida nos oferece uma grande variedade de opções, e que é justamente nessa multiplicidade que o Espírito age com liberdade e “bate à porta” de todo ser humano. Ele afirma ainda que, no decorrer da existência, todos fazem a experiência do caminho, do percurso, seja no âmbito interior, seja do ponto de vista espiritual. Nesse caminho “não há certezas”, mas avançamos na esperança de que o Espírito saberá surpreender-nos.

Sobre o que significa então “percorrer a aventura do Espírito”, padre Artime explica que, acima de tudo, trata-se de “trilhar um caminho de interioridade”. Porém, mais que um exercício de interioridade, trata-se de um itinerário de espiritualidade, que é cultivada e expressa de diversas formas.

Com Jesus

“O próprio Jesus percorreu uma autêntica ‘aventura’ de abertura ao Espírito. Ele sempre procurou a vontade do Pai que, no seu Espírito, o inspirou, acompanhou, provocou, guiou…”, considera o Reitor-mor. Assim como seu Filho, Maria de Nazaré viveu a aventura do Espírito, e confiou em Deus sem saber qual seria o ponto de chegada.

Outro exemplo que deve ser seguido é o de Dom Bosco, que viveu na abertura ao Espírito ao longo de toda a sua vida, pois seu desejo era corresponder ao que Deus lhe pedia, para si mesmo e no serviço aos jovens. “Nós recebemos a cada dia esse convite a adentrar no itinerário do Espírito, no qual poderemos deixar-nos acompanhar, conduzir e surpreender por Ele. Um itinerário que tem muito de ‘aventura’, no qual não há certezas, mas cujo ponto de chegada é fascinante”, completa padre Artime.

Juntos

Este itinerário de espiritualidade se expressa e se manifesta em uma profunda experiência de fé; no cultivo da dimensão comunitária desta mesma fé; e no reforço à misericórdia e à dimensão fraterna da vida.

O Reitor-mor termina a sua apresentação lançando um pedido especial aos jovens, para que nos permitam percorrer juntos esse caminho. “Percorramos juntos este itinerário! Aprendamos juntos, façamos experiência juntos, porque isso fará muito bem a todos nós. E neste ‘todos’, pensamos na Família Salesiana – em suas diversas expressões – como primeira destinatária da Estreia, mas pensamos também em vocês, milhares e milhares de jovens, que vivem em todos os tipos de países, culturas e presenças salesianas, animadores de outros jovens, que os acompanharão nesta aventura, neste caminho a percorrer acompanhados por Ele, o Espírito de Deus que – como dizíamos – surpreende, estimula, provoca, entusiasma, fascina e acompanha…”

estreia 16.png