Bicentenário de Dom Bosco

Comemoramos neste ano (2015), 200 anos do nascimento de São João Bosco, fundador dos Salesianos, Pai e Mestre da Juventude, como lhe chamou S. João Paulo II.

S. João Bosco, ou Dom Bosco, como carinhosamente é tratado pela Família Salesiana, nasceu a 16 de agosto de 1815 em Morialdo, pequeno lugar da Comuna de Castelnuovo d’Asti, na Província de Asti, a 25 km de Turim, no Piemonte, Itália.

Filho de dois camponeses, Francisco Bosco e Margarida Occhiena, a sua vida seria desde o início marcada pela pobreza e pelo trabalho. Fica órfão de pai com menos de dois anos de idade. É neste difícil contexto que se começa a formar o seu coração de pai, educador e amigo dos jovens...

...Hoje os Salesianos são mais de 15 mil, estão em 132 países, nos 5 continentes, e têm quase 2.000 comunidades. Também a obra das Filhas de Maria Auxiliadora se expandiu por todo o mundo: são mais de 13 mil, em 94 países, com quase 1.500 comunidades.

Em todo o mundo a Família Salesiana festeja o bicentenário com iniciativas diversas: seminários sobre S. João Bosco, espetáculos artísticos, musicais, teatros, expedições e visitas aos lugares marcados por Dom Bosco, edições de livros, festivais, inaugurações de espaços de lazer para os jovens, concursos e outras.

Fonte: http://www.provincia.salesianos.pt

Bicentenário de nascimento o que é?

O  bicentenário de nascimento de Dom Bosco (16 de agosto de 2014 a 16 agosto 2015) é um ano celebrativo, destinado a rememorar um homem, cujos ensinamentos, à distância de 200 anos, são ainda atuais quanto o é o tema da educação dos jovens. Ele chega depois de um triênio de preparação que levou a redescobrir, dentro de toda a Família Salesiana, a história (2011-2012), a pedagogia (2012-2013) e a espiritualidade (2013-2014) do sacerdote, do educador e do santo turinense.

Click no link abaixo e assista ao vídeo exibido na coletiva de imprensa, em Roma, na qual foi apresentado o ano do bicentenário de Dom Bosco

https://youtu.be/_kGT4pT-R0M?list=UUuWaUmImQCkYUiaXBnfLBEw

 

200 anos.png