VOLUNTÁRIAS DE DOM BOSCO (V.D.B)

QUEM SOMOS

NÓS VDB (Voluntárias de Dom Bosco), somos leigas consagradas. Vivemos, a espiritualidade salesiana e estamos totalmente inseridas no meio do povo, envolvidas em ocupações comuns nas várias actividades profissionais, para levar o amor de Deus em todos os ambientes seculares neles descobrimos e tornamos visíveis os valores que são encontrados no mundo desde sua criação. 

Sensíveis aos sinais dos tempos e atentas às necessidades do território em que vivemos, queremos levar alegria , viver autenticamente todo valor humano e cristão, colocar nossa vida ao serviço de todos , especialmente dos jovens e dos pobres, encontrando espaços para intervenções com criatividade e flexibilidade. Consagradas com a profissão dos conselhos evangélicos vividos no mundo, fazemos voto de castidade, pobreza e obediência e nos esforçamos para sermos testemunhas d radicalidade do amor sem sermos diferentes das outras pessoas.

Uma das características dos Institutos Seculares é justamente aquela de manter um equilibra reserva em relação àquelas que participam deste Instituto, a fim de operar de forma mais eficaz nos vários ambientes em que estamos inseridas. Queremos ser como o sal que se dissolve e dá sabor, como o fermento que desaparece na massa, mas faz um bom pão. 

Nosso campo de trabalho tem preferência para os " lugares de fronteira, "as novas pobrezas, o campo da educação e social, os ambientes em que os direitos de justiça e os direitos humanos são negados.

Alimentamo-nos de uma profunda vida de oração, pomos uma especial atenção aos jovens e os pobres, trabalhando para eles com a mesma paixão que pertenceu a Dom Bosco . 

Não temos vida em comum, mas vivemos em comunhão de vida, formando grupos de referência em que nos encontramos, nos formamos, nos apoiamos uns aos outros. 

COMO COMEÇAR O CAMINHO PARA SER UMA VDB É NECESSÁRIO:

  • ser solteira, entre 21 e 35 anos,

  • estar disposta a aumentar a sua própria cultura,

  • ser direcionada para a vida apostólica em laicidade consagrada,

  • não fazer profissão em outros institutos de vida consagrada,

  • ter tempo, saúde e liberdade de assegurar tempo suficiente para os compromissos do Instituto,

  • tem autonomia econômica suficiente e apropriada para o seu estado,

  • ter maturidade psicológica e afectiva apropriada para a idade e situação de vida.

O PROCESSO DE FORMAÇÃO INCLUI:

  1. Pre-aspirantato: é o período de pelo menos um (1) ano, em que a candidata tem os primeiros contactos. Acompanhada por uma VDB que em gerl é a Responsável do trrit+orio em que vive, para começsr a conhecer o Instituto e perceber se é verdadeiramente esta a vida a que é chamada.

  1. Aspirantado: dura ordinariamente três. A Aspirante participa do Grupo do território e com os conselhos de uma VDB responsável pela formação vai aprofundando a vida do Insituto, as Constituições e a vida consagrada secular salesiana

  1. Profissão temporaria: Pode durar de 6 a 9 ano. Coma a Primeira Profissão começa verdadeiramente a vida como Voluntária de D. Bosco. Vi aprofundando o carisma do Instituto e já começa a assumir a vida e as responsabilidade no interior do mesmo Instituto.

  1. Profissão Perpétua: é a inserção completa e definitiva no Instituto. Cada VDB continua a sua formação rumo à santidade com o compromisso da formação permanente junto com as outras VDBs ajudando-se e sustentando-se mutuamente nos vários aspectos da vida e da missão do Instituto.

Deseja conhecer melhor o Instituto das VDB? É só contactar <fgino44@gmail.com>.

vdbsimbolo.png