Retiro do discipulado

Entre os dias 25 e 28 de Abril, cerca de 25 jovens animadores do Movimento Juvenil Salesiano, vindos de várias localidades, se encontraram em Cambambe para o Retiro do Discipulado. O encontro teve como proposta reflectir o seguimento dos passos de Jesus, compreendendo com mais profundidade o que significa ser discípulo e as implicações desse chamado.

 

 

 

 

 

 

 

 

Animados por um ambiente muito agradável, e desfrutando de boa alimentação e estadia, os jovens passaram por momentos diversos de formação e aprofundamento espiritual. Já na manhã do segundo dia realizaram uma peregrinação a Kiamafulo, onde fizeram memória da chamada dos discípulos no mar da Galiléia. Após belo rito de chamada dos discípulos, uma palavra formativa do P. Martin Lasarte e um profundo momento de deserto, celebraram a Santa Missa naquele lindo ambiente. A partir de então, os temas do chamado e da caminhada com Cristo foram o centro de todas as palestras e orações de todo o retiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

Começando por formações sobre o significado de ser discípulo, os jovens puderam ainda meditar sobre os vícios que devem ser superados e as virtudes que devem ser alimentadas por todo discípulo, reconhecer a santidade como meta de vida, ver nos santos exemplos a serem observados no seguimento de Cristo, e aprofundar sua formação sobre a Espiritualidade Juvenil Salesiana.

 

 

 

 

 

 

 

 

Além de tanto aprendizado, viveram momentos de oração muito profunda ao rezar o terço, adorar o Santíssimo, celebrar a Eucaristia e confessar seus pecados em uma celebração penitencial. Com a oração profunda, a rica formação e o saudável convívio com os irmãos, os jovens animadores retornaram às suas casas fortalecidos para continuar a desafiadora caminhada de seguir os passos de Jesus, difundindo e anunciando seu amor pela humanidade.










Por: Enrico, voluntário salesiano.

2ret.png