ENCONTRO DAS VDB DE ANGOLA E MOÇAMBIQUE

Nos dias 04 a 11 de janeiro de 2013 aconteceu um encontro entre as VDB de Angola e de Moçambique no Instituto Superior D. Bosco em Maputo. Foi um encontro já anteriormente programado no 1º ENCONTRO CONTINENTAL realizado em Nairobi em 2011 com mais de 50 VDB de África.

Antes de mais o que é uma VDB? Estas três letras são as primeiras letras das palavras: VOLUNTÁRIAS DE DOM BOSCO. É um Instituto Secular, isto é, um grupo de mulheres que desejam viver sua fé cristã de forma extrema. Não desejam ser Irmãs Religiosas e nem mesmo casar. Querem dedicar sua vida à evangelização, mas querem viver na sua família, com seu trabalho, no meio da sociedade. Elas não formam comunidades, não têm obras sociais, vivem nas suas famílias, ou em sua casa; trabalham em várias profissões conforme sua formação: professora, funcionária pública, doméstica…. São mulheres consagradas, isto é, professam os votos como as religiosas.

Conservam uma certa ‘reserva’ diante dos outros. Ao viverem na sociedade, para melhor ter capacidade de testemunho cristão e de penetração evangélica, não são conhecidas. Algumas vezes nem a mesma família sabe deste bonito compromisso destas mulheres. Deus faz mesmo coisas maravilhosas!

O encontro de Maputo alcançou plenamente os objectivos: conhecimento mútuo, fraternidade e alegria, formação, conhecimento das normas do Instituto das VDB, retiro espiritual…

Cinco eram as VDB de Angola e duas de Moçambique. É uma vocação que está a crescer no mundo e em África. Parece ser uma vocação difícil, e na prática é uma vocação exigente, mas o Espírito Santo suscita jovens cheias de entusiasmo e de dedicação no seguimento do Evangelho e na evangelização da sociedade.

As VDB estão presentes em muitas nações de todos os Continentes. Ultimamente entraram também na China, o que é um facto muito promissor. A esperança que também em Angola o número delas cresça sempre mais.

Por: Pe. Gino, sdb

mabuto.png