Encerramento do Convénio de Cooperação “Jóvenes y Desarrollo”- AECID

Os Salesianos de Dom Bosco junto à Fundação “Jóvenes y Desarrollo” têm desenvolvido durante os anos 2006-2011, um Convénio de Cooperação financiado pela Agência Espanhola de Cooperação ao Desenvolvimento (AECID) com o objectivo de melhorar o aceso, equidade e qualidade da gestão educativa, incluindo a formação do professorado, a alfabetização e pos-alfabetização dos jovens e adultos, assim como a formação profissional para facilitar a sua inserção no mercado de trabalho.

Por motivo da finalização deste Convénio, realizar-se-á um acto de clausura no dia 02 de Dezembro (sexta-feira) pelas 10.00 horas no Centro de Formação Profissional Dom Bosco-Mabubas, cita no bairro do Campismo, Município de Sambizanga, Luanda.

 

 

 

COMUNICAÇÃO À IMPRENSA

O Convénio de cooperação desenvolvido pela ONGD “Jóvenes y Desarrollo” junto aos Salesianos de Dom Bosco e financiado pela Agência Espanhola de Cooperação ao Desenvolvimento tem por título:

“Melhorar o acesso, a equidade e a qualidade na gestão educativa, incluindo a formação do professorado, a alfabetização e pós-alfabetização de jovens (recuperação do atraso escolar) e adultos, e a formação ocupacional que permita a inserção laboral nas zonas rurais e urbanas marginais das Províncias de Luanda, Huambo, Malanje, Bié e Benguela” .

O período de intervenção do Convénio foi de cinco anos, desde 2006 a 2011.

As actividades de intervenção do projecto têm estado centradas no Centro Profissional de Benguela e Mabubas (Município de Sambizanga) e também como apoio à Rede Salesiana de Formação Profissional, tem-se trabalhado nas Províncias do Bengo (Fazenda de Kala-Kala e Cabiri), Kwanza Norte (Dondo e N´dalantando), Luanda (Sambizanga (Lixeira, Mabubas, Mota) e Cazenga (Santa Bakhita) e Moxico (Lwena).

O objectivo do Convénio tem sido: Melhorar as capacidades dos jovens de escassos recursos económicos, fundamentalmente das zonas urbanas marginais de Luanda e Benguela, com o fim de ampliar as suas oportunidades de inserção sócio laboral, mediante uma série de acções encaminhadas a dar uma formação de qualidade, com ênfase na formação profissional, através de quatro linhas de actuação:

  1. Acesso à educação. Mediante a alfabetização de jovens e adultos e a melhoria e ampliação das instalações dos Centros de Formação Profissional de Luanda e Benguela aumentando assim o número de vagas para alunos.

  2. Melhoria da qualidade educativa, dos Centros de Formação Profissional, aumentando a formação (técnica e pedagógica) do pessoal docente, actualizando os materiais didácticos e equipando as instalações educativas conforme as necessidades formativas de desenvolvimento do país.

  3. Inserção laboral. Consolidação do Escritório de Encaminhamento ao Trabalho nos Centros de Formação Profissional e estabelecimento de vias para o emprego e auto-emprego.

  4. Fortalecimento institucional. Fortalecendo o Escritório Salesiano de Desenvolvimento em Angola e apoiando as políticas públicas de educação e emprego.

ACTO DE ENCERRAMENTO DO CONVÉNIO DE COOPERAÇÃO

FUNDAÇÃO “JÓVENES Y DESARROLLO”- AGENCIA ESPANHOLA DE COOPERAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO (AECID).

PROGRAMA:

Dia: 02 de Dezembro de 2011.

Local: Centro de Formação Profissional Dom Bosco – Mabubas.

09.30 – Recepção dos Convidados e participantes.

10.00 – Abertura da actividade.

  • Apresentação da mesa.

  • Apresentação dos Resultados do Convénio (Jóvenes y Desarrollo).

  • Intervenção do Director da Comunidade Salesiana de Benguela. (Pe. Santiago Christophersen).

  • Intervenção do Director da Comunidade Salesiana de Luanda. (Pe. Marcelo Ciavatti).

  • Intervenções de alguns dos participantes no Convénio:

Representante da direcção pedagógica e formadores dos Centros de Formação Profissional.

Representação dos alunos dos CFP.

Aluno estagiário.

Escritório de Encaminhamento ao Trabalho.

Representante da Secretaria Técnica de Formação Professional.

  • Intervenção do Director Nacional de Ensino de Adultos (Dr. Guilherme Tuluca).

  • Intervenção do Director Nacional do Ministério de Administração Pública, Emprego e Segurança Social (Dr. Leonel Bernardo).

  • Intervenção do Superior dos Salesianos de Dom Bosco em Angola (Pe. Filiberto Rodriguez).

11.30 – Encerramento do acto:

Intervenção do Coordenador Geral da Agência de Cooperação Espanhola em Angola (Dr. Josep Puig).

12.00 – Lanche.

 

CasaMabuba.png