AS CASAS SALESIANAS EM ANGOLA


     A Congregação Salesiana de Dom Bosco em Angola está constituída por cerca de 14 comunidades. E estas, por sua vez, encontram-se integradas nas diversas Dioceses (Benguela, Cabinda, Lwena, Ndalatando, Sumbe) e Arquidiocese (Luanda).

       No nosso País, as Comunidades Salesianas foram fundadas entre 1981 e 2007, sendo que as duas mais antigas situam-se em Lwena e no Dondo, respectivamente, e a mais recente em Cabinda.

     Estas comunidades são: a PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES (1997), a PARÓQUIA DE SÃO PEDRO (2007), a MISSÃO DE SANTO ANTÓNIO DO LIBOLO (1987), a PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO (1981), a PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ DE NAZARÉ (1995), a CASA DE FORMAÇÃO DOM BOSCO (1991), a PARÓQUIA DE SÃO PAULO (1982), o GOVERNO E ANIMAÇÃO DA VIDA E ACÇÃO SALESIANA (1997), a PARÓQUIA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO (1981), a PARÓQUIA SANTUÁRIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA (1992), a CASA DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL (2001), KALA-KALA e CABIRE.

     Cada uma destas tem um padroeiro que compreende a Santidade Salesiana. Desenvolvem diversas actividades e possuem uma coordenação.

     As actividades desenvolvidas pelas comunidades Salesianas são: Paróquia, Comunidades cristãs, Oratório, Centro juvenil, Alfabetização, Escola, Centro de cooperadores, Centro Missionário, Centro de formação profissional, Adma, Pré-aspirantado, Centro de saúde, Centros infantis comunitários, Campo de Missão (Mussende), Pós-noviciado, Centro Dom Bosco de Estudos Superiores (CEDBES), Centro social, Casa para crianças e adolescentes em risco, Governação e animação da vida e da acção salesiana, Editora Dom Bosco, Voluntários, Escritório salesiano de projectos, Itinerância, Santuário mariano, Animação da pastoral vocacional da visitadoria, Aspirantado, entre outras. Dentre estas, as mais comuns são o Oratório, a Comunidade Cristã e o Centro Juvenil.

     A coordenação de cada uma das casas constitui-se por Padres, Leigos/Irmãos, Estudantes de teologia e Tirocinante que se responsabilizam, entre as várias áreas, pela Direcção da comunidade e/ou Pároco, pela Vigararia (da comunidade ou da paróquia), e pela Economia.

     As comunidades salesianas são fraternas e apostólicas.

casasalesiana1