Responder ao comentário

Festa Inspectorial

Este ano a Festa da Comunidade Salesiana realizou-se na ‘Escola Rural de Capacitação e Ofícios - Cidadela Jovens de Sucesso’ em Cabiri nos dias 3 e 4 de setembro. A data e a programação tinha sido alteradas devido à pausa das actividades escolares pelas eleições. No período da manhã o Pe. Inspector convidou a uma avaliação e reflexão sobre a passagem da Urna com a Relíquia do Pai e Fundador, D. Bosco. A seguir o Pe. Gino apresentou a Estreia para o ano de 2013: «"Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: alegrai-vos!" (Fl 4:4). Como Dom Bosco educador, ofereçamos aos jovens o Evangelho da alegria mediante a pedagogia da bondade».

De tarde todos foram para a Paróquia de S. Paulo onde houve às 18.30h a Missa de 7º dia pela morte do querido Pe. Alvino Beber, primeiro missionário salesiano em Africa, chegando em Angola no dia 1 de setembro de 1981.

No dia 4 pela manhã o Pe. Marcelo Madueña fez uma apresentação do documento Motu Proprio «Porta Fidei» do Papa Bento XVI que lança o ano da Fé a partir de 11 de Outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de Novembro de 2013.

No almoço houve uma simples, mas singela homenagem aos componentes da Banda que ao longo da visita da Urna de D. Bosco tocou em várias das nossas comunidades alegrando a festa e dando um toque tipicamente salesiano e juvenil.

No período da tarde houve a reunião dos Directores e Párocos para programar o próximo «Encontro das Paróquias Salesianas». O encontro irá acontecer nos dias 18-19-20 de dezembro. Cada Paróquia poderá enviar 10 leigos. Dois temas irão ocupar os participantes: Fisionomia de uma Paróquia Salesiana e Programação do Ano da Fé nas nossas Paroquias. O lema do encontro será: Cremos, testemunhamos, anunciamos!

A Festa Inspectorial terminou no dia seguinte quando no período da manhã houve a reunião dos Directores. Depois de um momento formativo para os Directores, ministrado pelo Pe. Inspector, Pe. Gino apresentou o «item» do próximo 5º Capítulo inspectorial. A seguir foram tratados vários temas de interesse comum: Folheto dominical, cuidados com a celebração do tambula na S. Missa, Congresso sobre o Sistema Preventivo para sensibilizar toda a Família Salesiana, gastos com a visita da Urna, com o internamento hospitalar do Pe. Alvino, próxima programação da Pastoral Juvenil…

Ao concluir a Festa Inspectorial todos manifestaram com o lugar escolhido, a alegria partilhada, a necessidade de sempre e com coragem enfrentar os desafios da pastoral.

Foto perfil: google

festa inspectorial.png

Responder

Refresh Type the characters you see in this picture. Type the characters you see in the picture; if you can't read them, submit the form and a new image will be generated. Not case sensitive.  Switch to audio verification.