Responder ao comentário

Direitos vs Deveres

Será que as pessoas só têm Direitos e não Deveres?
O fundamento de toda a sociedade bem constituída e eficiente é o princípio de que todo ser humano é pessoa, isto é, uma natu­reza dotada de inteligência e vontade livre.
Por esta razão, possui em si mesmo não só Direitos, mas também Deveres que emanam directa e simultaneamente da sua natureza. O dia-a-dia mostra-nos que só veremos res­peitados os nossos Direitos se assumirmos os nossos Deveres.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, ciente da existência de uma relação estreita entre o gozo dos Direitos e o cum­primento dos Deveres, diz-nos o seguinte:
Artigo 29º
1. Todos os indivíduos têm Deveres para com a comunidade, fora da qual não é possível o livre e pleno desenvolvimento da sua personalidade.
2. No exercício destes Direitos e no gozo destas liberdades ninguém está sujei­to senão às limitações estabelecidas pela lei com vista exclusivamente a pro­mover o reconhecimento e o respeito dos Direitos e liberdades dos outros a fim de satisfazer as justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar numa sociedade democrática.
3. Em caso algum estes Direitos e liberdades poderão ser exercidos contrariamente aos fins e princípios das Nações Unidas.

DDT.PNG

Responder

Refresh Type the characters you see in this picture. Type the characters you see in the picture; if you can't read them, submit the form and a new image will be generated. Not case sensitive.  Switch to audio verification.