Responder ao comentário

A FAMÍLIA SALESIANA RECEBE DOM BOSCO, O SEU FUNDADOR

Em  2012, a Família Salesiana no mundo inteiro vai comemorar o bicentenário do nascimento de seu fundador, Dom Bosco. Para celebrar esse acontecimento, começou uma peregrinação mundial da urna que contém uma estátua e uma relíquia insigne de Dom Bosco, a qual percorrerá diversas nações nos cinco continentes.

Para todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vivem o carisma de Dom Bosco, proclamado pelo Papa João Paulo II o "Pai e Mestre da Juventude", essa visita é um acontecimento de graça e de gratidão a Deus por suscitar na Igreja e para o mundo um santo como resposta concreta aos desafios dos tempos, particularmente dos jovens mais necessitados.

A peregrinação da urna teve início no dia 25 de Abril de 2009, em Turim, na Itália. Após visitar as obras salesianas da região italiana do Lácio, em junho desse ano teve início o percurso internacional dessa peregrinação no Chile.

Depois dos países da América, a urna segue visitando as inspectorias da Ásia, África, Europa e Oriente Médio, concluindo a peregrinação mundial em Turim, na Itália, em 31 de Janeiro de 2014.

A URNA COM AS RELÍQUIAS DE DOM BOSCO

Foi construída em alumínio, bronze e cristal. Incluindo a base, mede 253cm de altura. Seu peso total é 530kg. A estátua de Dom Bosco colocada no seu interior é semelhante àquela que se encontra na urna original conservada na Basílica de Maria Auxiliadora de Turim, na Itália.

A base representa uma ponte sustentada por quatro pilares sobre os quais foram gravadas as datas relacionadas ao bicentenário: 1815 - 2015.

Os pilares laterais estão decorados com ladrilhos quadrangulares que representam rostos de jovens dos cinco continentes.

O escudo da Congregação Salesiana e o lema carismático que o próprio Dom Bosco adoptou - "Da mihi animas, caetera tolle" (Dai-me almas, ficai com o resto) - completam a sua decoração.

O SIGNIFICADO DA PEREGRINAÇÃO DA URNA DE DOM BOSCO

o Pe. Pascual Chávez, reitor-mor dos Salesianos, na sua Estreia para o ano de 2008, convidou toda a Família Salesiana a educar os jovens segundo o coração de Dom Bosco.

O reitor-mor deseja que a Família Salesiana inteira continue a evangelizar os jovens que o Senhor lhe confia, com esses mesmos sentimentos. Para isso, é preciso que ela reflicta sobre a própria identidade. É fundamental, portanto, continuar a amar e aprofundar o conhecimento de Dom Bosco.

A peregrinação da urna será uma ocasião para retomar nas mãos a vida de Dom Bosco, como deseja o reitor-mor. O testemunho da sua vida haverá de ajudar a imitar sua fé, seu amor pelo Senhor e seu zelo pelos irmãos, sobretudo os jovens mais pobres.

Programa

Calendário da Visita das Relíquias de Dom Bosco - Angola

dest.png

Responder

Refresh Type the characters you see in this picture. Type the characters you see in the picture; if you can't read them, submit the form and a new image will be generated. Not case sensitive.  Switch to audio verification.