Responder ao comentário

FORMADORES APOSTOS PARA MAIS UM DESAFIO

Com o objectivo de unir e partilhar ideias os formadores das casas salesianas reuniram-se para pensar em prol de um bem comum,  melhorar a política dos cursos existentes nos centros profissionais referentes às casas.

Viu-se a necessidade de trabalhar juntos e partilhar conhecimentos e experiências.

A formação dos jovens, é sem sombras de dúvidas, um caminho de bem, que se deve dar-lhes, sem renegar-lhes, a possibilidade de um aprendizado cada vez mais aprimorado que como Dom Bosco dizia: “Educação é coisa do coração”. Hoje, também nós, demos continuidade a esta missão: Educar através dos cursos profissionalizantes existentes nas casas salesianas. Pois, uma das tarefas levada à cabo, é dar a possibilidade ao jovem, de se formar, mostrando-lhe ferramentas necessárias, para seguir em frente. E estar capacitado para os desafios futuros.

A formação contou com cerca de 32 formadores, oriundos de diversas casas, nomeadamente: Dondo, Ndalatanto, São Paulo, Lixeira, Bakita, Mota, Lwena, Kala-Kala e Viana.

O encontro teve início no dia 13 de Janeiro pelas 10:30min e terminou no dia 15 pelas 15:15min e culminou com a seguinte agenda de trabalhos:

  • Primeiro: Apresentação do programa e do UbuntuBosco;

  • Segundo: Metodologia, desafios e trabalho em grupo;

  • Terceiro: Apresentação dos trabalhos.

    Recomendações e tarefas.

    Encerramento.

Um encontro agradável de partilha, onde a convivência era pacífica e amigável, sendo que muitos dos professores não se conheciam, mas, ainda assim era visível, a interacção entre eles. Razão pela qual, foi um encontro bastante proveitoso e agradável. Teve como cabeça o responsável técnico, Alexandre Aguado, acompanhado do jovem Isaac, representante da inspectoria.

Encontro este, que para além de suscitar ansiedade, por parte dos professores, devido ao lançamento da nova versão do UbuntuBosco 11.10, que foi bem recebida pelos formadores e que ficou o desafio de melhorar no que fosse possível e trabalhar em prol dele, de formas a expandi-lo e torna-lo disponível à todos, era notório por parte dos mesmos, alguma preocupação, quanto a forma de ministrar os conteúdos existentes nos manuais, mas, um assunto que mereceu bastante atenção e que com os trabalhos em grupo, as dinâmicas, os desafios lançados, foi possível tirar daí, imensas propostas para serem implementadas nos cursos, de modo a torná-los mais eficazes do que já estão sendo.

Os formadores que estiveram presentes nessa formação, agradecem o vice responsável da casa de Kala-Kala, Irmão Ramiro, pela hospedagem, e ao responsável técnico dos salesianos, agradecemos a disponibilidade cedida.

Obrigado.

 

Por: Engrácia Gomes.

 

Foto Destaque formação 2012 Profs.png

Responder

Refresh Type the characters you see in this picture. Type the characters you see in the picture; if you can't read them, submit the form and a new image will be generated. Not case sensitive.  Switch to audio verification.