Responder ao comentário

Bem-vindo ao Blog da Comunidade do Bom Pastor

Bairro Mota

Localização Geográfica

País: Angola

Província: Luanda

Município: Sambizanga

Sector: Sede (Bairro Mota)

 

Limites Cardeais

Norte-Lixeira

Este- Rangel

Sul- Santo Rosa

Oeste- Madeira

 

 

 

O Município do Sambizanga está localizado em Luanda/Angola, e está limitado pelos municípios do Cacuaco e Cazenga a Norte, Rangel pelo este, Ingombota pelo sul e Oceano Atlântico pelo Oeste. O mesmo está dividido em três sectores Principais que são: Ngola Kiluanje, Sede e São Paulo.

O Bairro Mota está situado no Sector Sede do Município. As ruas que fazem as fronteiras são: 12 de Julho, Ngola Kiluanje, Luenje Ankonda e Travasso.

Algumas Ruas Principais:

Betão

Ngola Kiluanje

Baião

Bar Mulembeira

Família

Grécia

Travasso

12 de Julho

Preira

Kudissanga

Candeeiros

Tondela

Luenje Ankonda

Frescura

Zé Kibala

Giló

Bar Chaves

Lama

Bucavú

Rua da Igreja do Bom Pastor

 

Alguns Largos de realçar: Panga Panga, Braz, Kunanga, Cacusso, Albertito, Mimoso, Casa Branca, Oma, Horizonte, Ac Milan, Coca-Cola e outros…

 

 

A Comunidade do Bom Pastor

A comunidade do Bom Pastor, pertence a Paróquia de São Paulo. Uma comunidade viva e composta maioritariamente por jovens. É dirigida pelos Salesianos de Dom Bosco que escolhem um capelão e este é acompanhado pela comunidade salesiana e pelo Pároco.

 

 

 

Conheça a nossa casa

Fundação: 1945 ou 1946

Padroeiro: Jesus Bom Pastor

Pároco: Pe Manuel Ordoñez Román

Responsável: Pe Steffano Francesco Tollu

 

 A comunidade do Bom Pastor Localiza-se na rua da Igreja do Bom Pastor. Uma pequena casa mas Grande pela fé e pelos serviços que tem apresentado a comunidade. Compreende dois Pisos, dezasseis Salas, uma Biblioteca, um Pátio, Uma Capela, um Posto Médico e duas Casas de Acolhimento aos meninos desfavorecidos.

É caracterizada como Jovem por ser maioritariamente constituída pela Juventude, uma comunidade alegre e que está firmemente com o propósito de formar Bons Cristãos e Honestos Cidadãos.

 

 

Por ser uma casa Salesiana a Evangelização é ao estilo de Dom Bosco, tendo em conta o seu Sistema Preventivo.

 

Actividades

Catequese

Alfabetização

Oratório

Posto Médico

Casas Magone e Margarida

Centro de Formação Profissional

Pastoral

Polidesportivo

Catequese

A nossa catequese está sob orientação da Paróquia mas temos uma coordenação local orientada pelo Padre Steffano e composta pelo Isaac Tchilangue Cahenjengo, Alberta André e Adjaime de Freitas que prepara os cursos metodológicos locais para serem bem preparados e responder as exigências da missão que lhes foi confiada, assim aprendem como preparar uma sessão catequética, como passar a doutrina para as crianças, adolescentes jovens e adultos. A catequese se desenrola em três turnos e como o número dos catequizandos tende a aumentar significativamente a cada ano que passa, se pediu auxílio a Escola Nova para facilitar o ensino, mas ainda não chega, pois temos em média 40 catequizandos nas salas o que não ajuda muito a aprendizagem dos mesmos.

Foram inscritos neste ano um total de 1776 catequizandos descriminados da seguinte forma:

FAIXA ETÁRIA

PRÉ-CAT.

1ºCAT.

2ºCAT.

3ºCAT.

PERSEVERANÇA

I CRISMA

II CRISMA

CRIANÇAS

269

216

150

154

 

 

 

ADOLESCENTES

155

119

106

85

27

 

 

JOVENS

82

36

51

43

 

111

66

ADULTOS

 

42

21

37

 

5

1

Os catequizandos são orientados a pertencer a um grupo juvenil da comunidade para dar continuidade a doutrina que se aprende na catequese e dar o seu contributo para o crescimento da comunidade e os catequizandos do terceiro catecumenato e segundo crisma (os que estão para receber os sacramentos e que tenham idades igual ou superior a 17 anos) para além do grupo juvenil são orientados, a fazerem alguns serviços comunitários para ajudarem no engrandecimento da Igreja local e do bairro também conforme orienta a Igreja; assim, temos os seguintes serviços disponíveis segundo as suas disponibilidades: Assistência aos meninos acolhidos na casa Magone (ensinar a ler e escrever, ter higiene, respeitar os outros etc.), assistência as crianças que participam da segunda missa (ensinando e orientando-as a rezar), animação e ensino as crianças da comunidade que participam do oratório (tirando-as da rua e brincar com elas para não se perderem com os exemplos dos adultos) e ajuda aos meninos que praticam desporto dentro de um projecto desportivo que visa educar os meninos e meninas a partir do desporto.

 

textotexto

Todos os domingos os catequistas fazem chamada aos catequizandos no final de cada missa.

Os nossos catequistas embora empenhados e responsáveis na sua missão, são ainda muito poucos. No início do ano, tínhamos 86 catequistas sendo 33 que ficaram aptos no curso de catequistas auxiliares feito em Janeiro na sede paroquial e 47 que renovaram a sua disponibilidade em continuar a dar catequese fazendo assim o curso de capacitação.

Os catequistas se reúnem todos os primeiros domingos de cada mês para receber formação e se reúnem após as sessões catequéticas para preparar a próxima. São apenas 67 activos incluindo os Salesianos.

 

 

Oratório

É um espaço de brincadeiras ordenadas onde se procura formar as crianças Espiritualmente e socialmente.

 

Dias de Actividade são as segundas, quartas e sextas-feiras das 14h às 16h. A cada dia uma actividade diferente, desta feita as segundas temos estudos normais e religiosos; as quartas trabalhos práticos, como desenhar, pintar, etc. E também brincadeiras livres claro com acompanhamento dos animadores; a sexta desenvolve-se simplesmente o desporto.

 

O principal objectivo é de tirar as crianças das ruas e formá-las em todos os aspectos. Conta com aproximadamente 22 animadores entre catequizandos e voluntários que estão engajados em comissões como disciplina, desporto e limpeza. Existe ainda uma coordenação chefiada por Sebastião Camões Mateus que é auxiliado pela Ciclésia de Matos.

 

Pastoral

É um órgão que envolve todos os membros da comunidade sejam crianças, adolescentes, jovens e adultos. Está dividida em Pastoral Juvenil e dos Adultos.

A Pastoral Juvenil é constituída por todos os grupos juvenis e infantis, é constituída por 11 grupos:

  1. Amigos de Domingos Sávio (A.D.S)
  2. Jovens de Dom Bosco (J.D.B)
  3. Lauras
  4. Associação da Santa Infância (A.S.I)
  5. Jovens da Luz (J.L)
  6. Kizito e Anurite (K.A)
  7. Acólito (CAAST)
  8. Sagrada Família (S.F)
  9. Jovens Missionário (J.M)
  10. Movimento Missionário (M.M)
  11.  Escuteiros

E os seguintes subgrupos:

Corais (A voz do cordeiro, Estrela do céu, chichiquinhas)

Animadores

Encenação

 E a Pastoral dos Adultos envolve todos os grupos dos Adultos entre eles: Promaica, Grupo de Oração ADMA e outros…

 

Na tabela abaixo está em números um relatório geral da comunidade

ÁREAS DE

INTERVENÇÃO

 

 

BENEFICARIOS

ANUAIS

Alfabetização

Crianças

Adolescentes

3

53

 

Adultos

Jovem

60

32

Formação

Profissional

Meninas 2º curso corrente

Meninas 1º curso acabado

26

31

 

Rapazes 2ºcurso corrente

Rapazes 1º curso acabado

58

52

Menores em

Risco

CASA MAGONE

CASA MARGARIDA

1920

26

Saúde

Centro de Saúde

12000

 

Visita aos doentes

 

PROJECTO DE

INCLUSÃO

SOCIAL POR

MEIO DO

DESPORTO

Crianças

73

 

Meninas

35

 

Adolescentes

 Jovens

TOTAL

64

480

637

Oratório

menina

menino

Criança

26

31

57

Catequese

Catequizando

Catequista

1776

86

Grupos do

tempo livre

Adultos

441

 

Adolescentes

300

 

Jovens

109

 

Crianças

302

 

Em suma está é a nossa comunidade, esperamos que tenhas encontrado aqui algumas informações que não sabias.

 

Saber que estaremos sempre ligados neste grandioso mundo da net é o que mais nos congratula por isso esperamos que nos visite mais vezes

Quero também lhes informar que apartir de hoje vocês poderão encontrar aqui, todos os avisos que são passados na missa.

AVISOS

Próximo domingo a turma que receberá os sacramentos são as turmas dos catequistas Victor Barros, Ariclenes de sá Miranda e Carla Dias, Avelino

Nossa casa

Responder

Refresh Type the characters you see in this picture. Type the characters you see in the picture; if you can't read them, submit the form and a new image will be generated. Not case sensitive.  Switch to audio verification.