Responder ao comentário

São Paulo Apóstolo

25 de Janeiro. A Igreja celebra a festa do Apóstolo Paulo e por conseguinte a cidade Capital: Luanda (Angola), festeja mais um aniversário. São Paulo, paróquia com o mesmo nome, hoje festeja seu padroeiro. Em 1935 a paróquia dá início as suas actividades, realizando baptismos, fazendo trabalhos pastorais começando com os padres capuchinhos e hoje animada pelos padres salesianos.

Vamos conhecer São Paulo:

Nasceu por volta do nos 10 da nossa era,  na cidade de Tarso da Cilìcia ( At 9,11). Filho de judeus da tribo de Benjamin, cresceu á sombra da mais perfeita tradição judaica (Fl 3,5). Jovem ainda foi para Jerusalém onde estudou e se especializou no conhecimento da sua religião. Tornou-se mestre e fariseu. Cheio de zelo pela religião, começou a perseguir os cristãos, que ele considerava apostatas do judaísmo, ( Fl 3,6), até que se encontrou com o Senhor na estrada de Damasco (At 9,1-9). A experiência desse encontro com Jesus mudou radicalmente sua vida, até a morte, que ocorreu por volta do ano 67 em Roma. Ele mesmo alude repetidas vezes nas suas cartas  a esta experiência marcante e improvisa: Jesus manifestou-se e o chamou a levar o Evangelho aos gentios. Saulo o perseguidor converteu-se em Paulo o grande missionário e evangelizador.

Depois que se converteu, Paulo começou a anunciar o Evangelho aos judeus. Mas eles o perseguiam e lhe criavam uma série de obstáculos. Diante da rejeição do Evangelho por parte dos seus, ele se volta para os pagãos. Até o fim da vida, Paulo tem consciência de ter sido destinado a levar a Palavra de Deus aos pagãos, pois, em Cristo, o Pai chama a todos para  a salvação. Assim Paulo foi o grande missionário que realizou até quatro grandes viagens por Ásia e Europa fundando muitas comunidades cristãs.

Lendo os seus escritos, podemos ter uma ideia de como era a sua conduta: às vezes muito meigo e carinhoso outras vezes severo. Escrevendo às comunidades que ele fundou, compara-se à mãe acaricia os filhos e é capaz de dar a vida por eles (  Iª Ts. 2,7-8). Mas é também pai que educa (I Ts 2,11), que gera as pessoas, por meio do Evangelho, à vida nova ((I Cor 4,15). Paulo enfrentou vários obstáculo, perseguições, intempéries, varias vezes esteve ao ponto de morrer, mas sempre viveu para anunciar a Boa Nova da Salvação:  Jesus Cristo, a todos os povos. Viveu apaixonadamente  a proposta de Salvação, como verdadeiro Apóstolo e Missionário; amou, pregou, trouxe vida a aqueles que necessitavam de uma mensagem de salvação.

Sua festa é celebrada em 29 de Junho, juntamente com São Pedro, os dois pilares da Igreja: Paulo representa a missão e Pedro a cabeça que preside a Igreja.

Fonte: http://www.paroquiadesaopauloluanda.com

 

 

sp.png

Responder

Refresh Type the characters you see in this picture. Type the characters you see in the picture; if you can't read them, submit the form and a new image will be generated. Not case sensitive.  Switch to audio verification.