Papa Francisco agradece o testemunho do Beato Paulo VI

O Papa Francisco presidiu neste domingo a missa de beatificação do Papa Paulo VI na praça de São Pedro, cerimónia esta que contou com a presença do Papa emérito Bento XVI.

O pontífice actual agradeceu o testemunho de Paulo VI que foi um exemplo de humildade e dedicação a Deus “ obrigado!, obrigado, nosso querido e amado Papa Paulo VI! Obrigado pelo teu humilde e profético testemunho de amor de amor a Cristo e à sua igreja”. Lembrar que o Beato Paulo VI iniciou o seu pontificado numa fase de transições na igreja devido ao concílio Vaticano II e com isso houve várias perseguições contra a igreja mas Paulo VI soube manter firme o vínculo eclesial.

Num domingo em que a liturgia apresenta o evangelho diz “dai a César o que é de César e a Deus o que é Deus” O Papa Francisco apresenta o Beato Paulo VI como exemplo de dedicação total à Deus e serviço sobre a igreja. “Verdadeiramente Paulo VI soube «dar a Deus o que é de Deus » dedicando toda a vida a este «dever sacro, solene e gravíssimo: continuar no tempo e dilatar sobre a terra a missão de Cristo» (Homilia no rito da sua coroação, insequamenti, 1963, p.26)”.

A missa foi marcada também pelo encerramento do sínodo extraordinário dos bispos que num clima de fraternidade e partilha juntou não só clérigos mas também leigos num sentido de caminhar juntos “«Sínodo» significa «caminhar juntos». E, na realidade, pastores e leigos de todo o mundo trouxeram aqui em Roma a voz das suas igrejas particulares para ajudar as famílias de hoje a caminharem na estrada do evangelho, como o olhar fixo em Jesus”. O sínodo ordinário dos bispos será realizado em Outubro de 2015.

Fonte: Vatican.va/ news.va

Praça de s.pedro beat.png