Voluntários em Missão

A Pastoral da Universidade Católica de Angola pelo Grupo de Voluntariados da mesma instituição, realizou de 12 a 27 de Janeiro do corrente ano, a quinta missão de voluntariado sob o lema quem não vive para servir, não serve para viver. Esta por sua vez realizada na província do Kwanza Norte nas regiões de Alto Fina, Cassesse-1 e Ndalatando. A missão contou com a participação de aproximadamente 63 voluntários dispersos pelas regiões já atrás mencionadas.

Teve como responsável Geral o capelão da referida Universidade e responsável pela pastoral Juvenil Salesiana, Pe. Martin Lazarte, sdb; auxiliado pelo Pe. Aurélio Bumba igualmente, sdb (Salesiano de Dom Bosco) e o Irmão Alceu Olegário (Voluntário local).

Os voluntários missionários realizaram naquelas comunidades as seguintes actividades:

1-Reforço Escolar (1ª à 12ª classe) das 8-12hs.

2-Cursos: Bíblico, Educação para o amor, Direitos Humanos, Artes e Ofícios, Teatro, Música e Dança.

3-Campeonato de futebol para crianças e adolescentes.

4-Visita às Famílias.

5-Bênção das Casas (com o Padre).

Para se ter uma ideia, e no que se refere a estatística, num total para as três comunidades, o reforço escolar contou com aproximadamente 1321 alunos, com maior incidência para as classes de base.

Quanto aos cursos, registaram-se as seguintes participações :

- 39 para o Curso Bíblico,

- 101 para os Direitos Humanos,

- 273 em artes e Ofícios, etc...

Foram visitadas mais de 300 famílias e benzidas mais de 679 casas.

A missão tem sido uma verdadeira experiência de fé e uma grande atitude de amor-doação.

Durante os 15 dias naquelas comunidades viu-se alegria no rosto dos populares, esperanças nos munícipes e a certeza de um futuro melhor.

Com a missão, os voluntários viveram, desta feita, um dos pensamentos de Dom Bosco: "Deus colocou-nos no mundo para os outros".

Por: Mateus, voluntário - Ucan

MIssão 2013.png