Presépio na Paróquia São Pedro

No dia 9 de Dezembro o grupo dos acólitos da Paróquia de São Pedro iniciou a montar o presépio em preparação a Festa do Natal.

            O grupo que participou na construção  do original presépio está integrado por:  Alvaro de Jesus Zacarías.,António Vumbi Matoco Vengue, Cliff  Pascoal Mulamaba, Cristófer Yava Macaia, Domingos Canguende, Filipe António Camussama, José Calobola Ndadi, Luis Tomás, Manuel de Sousa Nazaré, Pedro Chiaco e Zeferino Santo.

            Quem coordenou a actividade foi o estudante de filosofia nosso posnoviço Bélgio.

            O presépio conta com duas partes: no extremo direito ergue-se um estabulo finamente enfeitado com as imagens da Virgem Maria, São José que esperam o nascimento do menino que acontecerá dia 25 de Dezembro, completam o quadro algumas ovelhas. A distancia vem caminhando os Reis Magos, que chegaram aonde se encontra a Sagrada Família no dia da Epifania.

            Do lado esquerdo encontramos a cidade de Belém com sua sinagoga, suas casas, ruas, muralhas e as personagens que representam a vida quotidiana algumas das imagens foram feitas em argila pelos próprios acólitos.

            Desde se iniciaram os trabalhos o presépio é ponto de referencia para crianças, adolescentes jovens e adultos. Todos admiram a criatividade e bom gosto com que foi feito.

            Para completar a catequese fixaram-se legendas onde se explica a história e o sentido do presépio e da árvore de Natal.

            Também os jovens estão preparando-se para o Natal um grupo deles está empenhado na preparação do teatro de Natal. As crianças estão preparando cântico e encenações.

            Agradecemos a feliz iniciativa destes jovens e encorajamos a outros para unirem-se a estas actividades.

            Desejamos a todos um feliz Natal e próspero ano novo.

Pe. Jorge E. Brandán

Presépio Acolitos