O Método Dom Bosco em Angola

                O Método teve a sua origem em Goiânas-Brasil . Nos anos 60, na Inspectoria São João Bosco, Belo Horizonte, foi sistematizado por Tiago de Almeida, Lélio de Barros, Ana Maria Mayrink e Olímpio M. Ferreira.

                Desde o ano 1999, data da primeira publicação local até ao dia de hoje, o método espalhou-se pelo território nacional: Luanda, Luena, Benguela, Kwanza Norte, Kwanza Sul, Cuando Cubango, Lubango, Luanda sul, Huambo, Cabinda, entre outras, e atinge os destinatários mais diversos: desde mamãs zungueiras a jovens que dormem em baixo das barracas do Mercado do Roque Santeiro, das mais afastadas aldeias de Moxico à cadeia de Benteaba.

                Alguns momentos significativos para o Método Dom Bosco em Angola:

                No ano 2001 obteve o Prémio Nacional de Alfabetização pela comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes de Benguela.

            Prémio NacionalPrémio Nacional    No ano 2002 o Prémio Nacional de Alfabetização foi adjudicado à Paróquia de São José de Nazaré, no Sambizanga.

                No ano 2004 em Benguela os Salesianos obtiveram o Prémio Provincial da Alfabetização e no mesmo ano os “Leigos para o desenvolvimento” receberam o Prémio Nacional com o Método Dom Bosco, também em Benguela, grupo independente dos Salesianos de Dom Bosco.

                No ano 2005 os Salesianos de Benguela voltaram a ganhar o Prémio Nacional de Alfabetização.

                Em Setembro de 2003 decorreu em Luanda o Congresso Nacional do Método Dom Bosco, cujas conclusões traçaram as estratégias que até hoje norteiam a sua caminhada. Neste mesmo ano, em Ndalatando, realizou-se uma revisão do Método Dom Bosco com a Equipa Nacional de Formação.

                No ano 2007 realizou-se a "Oficina de Monitores" onde se elaborou o manual para formação dos professores.

                No ano2009 a Comissão de Alfabetização fez uma nova revisão do Método e elaborou novos materiais. Em 2010 o Método foi reimpresso junto com outro material de uso dos alunos.

                

Livro Método.jpg